terça-feira, 17 de junho de 2008

Em comemoração do 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil - Belo Horizonte ganha uma nova atração.


Com uma área de 5 mil m² o local é uma replica de um legitimo jardim japonês. Árvores típicas como o pinheiro oriental (o pinheiro negro), a cerejeira, a azaléia e o bambu, compondo a decoração do jardim foram instaladas lanternas,uma passarela de madeira, uma ponte,um lago com carpas coloridas,uma cascata artificial. O Jardim também conta com local para realização da tradicional Cerimônia do Chá “CHANOYU”, e outros elementos como o portal (torii), lanternas de pedra (toros).
Há também algumas espécies de aves orientais como o marreco-mandarim,a tadorna-tricolor e o cisne-branco. A beleza do cenário é um verdadeiro convite à paz e a meditação. O projeto do Jardim Japonês é assinado pelo Sr. Haruho Ieda japonês radicado no Brasil à 20 anos em comemoração ao centenário da imigração japonesa.
A construção do jardim foi iniciada em outubro de 2007. A iniciativa da construção do Jardim Japonês em Belo Horizonte, foi do Cônsul-Geral honorário do Japão em Belo Horizonte, Sr. Rinaldo Campos Soares, com o apóio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), e da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira.
A obra contou ainda com apoio das empresas Votorantim e Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, Usiminas, Vale, V&M do Brasil,Camargo Corrêa, CBMM, Cenibra, Daido Química do Brasil Ltda, Integral Engenharia, Mitsubishi, Sankyu S.A, Usifast
O Jardim foi inaugurado no dia 16 de junho é contou a presença do Prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, o Cônsul-Geral do Japão do Rio de Janeiro o Sr.Masahiro Fukukawa, o Cônsul-Geral honorário em Belo Horizonte, o Sr. Rinaldo Campos Soares, o Presidente da Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira, o Sr.Rakal Sato, a Secretária Municipal Interina de Políticas Urbanas,a Sra.Marina Caldas, o Presidente da FIEMG, o Sr. Robson Braga e o paisagista que projetou o Jardim Japonês o Sr. Haruho Ieda entre outras autoridades.
(Reportagem:Marino Júnior)












As fotos fazem parte do acervo pessoal de Marino do Espirito Santo Júnior

Nenhum comentário: